Poluição Aquática

A água é um bem essencial na sobrevivência dos seres vivos. No entanto, nem sempre lhe damos o melhor uso. 


A poluição aquática resulta das várias atividades humanas e com o crescente desenvolvimento da sociedade esta tem aumentado significativamente, pois são lançados materiais poluentes que causam alterações físicas, químicas e biológicas nesse meio, capazes de desequilibrar o ecossistema.




Um meio de controlar e diminuir significativamente a poluição da água são as Estações de Tratamento das Águas Residuais (ETAR), que ao longo de vários processos conseguem melhorar a qualidade da água e minimizar o impacte ambiental




Outra consequência das atividades humanas é a eutrofização, causada pelo excesso de compostos químicos ricos em azoto e fósforo, o que provoca um aumento excessivo de algas e dos consumidores primários. Este aumento da biomassa pode levar a uma diminuição do oxigénio dissolvido, provocando a morte e a decomposição de muitos organismos, diminuindo a qualidade da água, e a alteração profunda do ecossistema. 



A avaliação da qualidade da água é feita segundo diversos parâmetros (físicos, químicos  e biológicos). A quantidade de oxigénio dissolvido é um fator importante que condiciona a qualidade da água.


Uma vez que a água é indispensável à vida devemos ter consciência das nossas ações e adotar hábitos que diminuam a sua poluição, para isso devemos optar por um desenvolvimento sustentável.


Sem comentários: